Mensagem: Futuro do Flex

Futuro do Flex

  • 07 de Dezembro de 2014

    Maicon Brasil

    Vi hoje que o Flex esta ganhando suporte para exportar para HTML5. Você acha que teremos esta funcionalidade em quanto tempo?
    Na categoria:
    Faça login para comentar
    • 07 de Dezembro de 2014

      Eduardo Kraus

      Olá maicon

      Apesar de haver boatos da exportação do Flex para HTML5, acho que isso é apenas boato, pois nenhum release ou amostra saiu até hoje, mesmo esta história já estar a mais de anos. Veja neste link https://cwiki.apache.org/confluence/display/FLEX/FlexJS+FAQ que em 02/12/2013 eles postaram sobre o FlexJS e nada até hoje saiu ainda.

      Vou contar um pouco como será o Futuro do Flex, com base em outras linguagens que aconteceu o mesmo.

      Hoje, com a Morte do Flex, muitos programadores estão mudando para o HTML5 (como eu) e quem ficou teve um incremento de serviço, visto que muitas empresas possuem APPS em flex e precisam de quem os mantenham e cada vês mais vão ter que pagar o quanto os programadores pedirem para ter seus softwares funcionando.

      Aos poucos estas empresas vão migrar a plataforma e os desenvolvedores flex que quiserem continuar vão começar a ficar sem serviço e começarão a aceitar cada vês menos para programar, o que antes cobravam milhares de reais. Eu, por exemplo já cobrei mais de 200 reais a hora para desenvolver Flex. Ou seja, a oferta VS procura vai ficar a favor das empresas e contra os programadores.

      Outro grande problema é a escassez de documentação. Dias após dias os blogs vão diminuir as visitas até chegar a perto de zero e seus administradores irão tirar o Blog do ar, como já aconteceu com milhares de Blog que sumiram. Se eu hoje vasculhar meus favoritos, quase 70% dos POST que tenho salvo já estão com erro 404.

      E, o maior dos problemas será a falta de novos componentes. A Morte do Flex fez com que muitos dos bons programadores procurassem novos horizontes que lhes rendem tanto quanto o Flex lhes rendia e assim estas pessoas que criavam novos componentes não mais os criam, ou também tiram do ar seus componentes para evitar que recebam e-mail pedindo ajuda, ou algum outro motivo.

      Flex Morreu e descanse em paz.
      Faça login para comentar
    • 08 de Dezembro de 2014

      Carlos Eduardo de Figueiredo

      Todos que estão no meu face que são programadores sabem que AMO o FLEX e amo de paixão, acho uma plataforma extremamente versátil e muito robusta, já criei e crio até hoje muitos softwares no Flex e no AIR mas sabemos das dificuldades do FlashPlayer em relação ao HTML 5. Bom vamos por partes... Que o HTML 5 veio com uma grande proposta isso é indiscutível mas não chega (Na minha humilde opnião aos pés do FLEX) em muitos aspectos. Primeiro velocidade em desenvolver layout, todos sabem a dificuldade que é programar e colocar objetos pequeno ou detalhes em uma página somente com linha de código daí vem a proposta do CSS que de longe não arranha a pintura da facilidade que é trabalhar com CSS no Flex mas tudo bem, pra vc tentar repito TENTAR criar as mesmas coisas que vc arrasta e solta no palco do flex sem se preocupar com posição visto que a posição apresentada no app será exatamente a mesma no browser e repito em QUALQUER browser. para vc chegar perto do feito "FLEX" vc terá que programar em: HTML 5 + CSS3 + JAVASCRIP + BACKEND quanto no FLEx vc só tem ele e o BackEnd. Acho que até aqui já está bom, mas ai sei que terá alguém dizendo mas o FlashPlayer está fadado a morte... Eu escutei a mesma coisa do Delphi, C++, Cobol entre outras linguagens e até hoje tem e ainda está sendo feito software nessas linguagens. Bom para animô da galera do Flex já está sendo produzido o FlexJS que exportará para HTML 5 diretamente assim como hj uma animação em FLASH já pode ser transformada em HTML 5 segue link pra ver o demo do FlexJS

      http://people.apache.org/~aharui/FlexJS/DataBindingTest/bin-release/

      E um breve histórico o FlexJS o que ele se propõe em fazer

      https://cwiki.apache.org/confluence/display/FLEX/FlexJS

      Se será agora ou daqui a 5 anos não me importa amo FLEX programo com prazer e ainda farei muitooooooooos software nele. Sinto de coração com alguns posts que são finalizados assim: " Flex Morreu e descanse em paz. " sinto dizer que não morreu, e a volta será muito foda!!

      Obs: Desculpa o português escrevi meio correndo.
      Faça login para comentar
      • 08 de Dezembro de 2014

        Eduardo Kraus

        Eu sei o quanto você gosta do Flex. E digo se o flex voltar eu não sei se volto a ele, pois hoje ele não atende mais minhas expectativas de programação. Acho que enquanto o Flash player não se tornar Open Source não haverá novidades ao Flex.

        Hoje com HTML5 faço algo 5 vezes mais rápido que fazia com o flex. Ou até mais rápido. Aos meus clientes ofereço sistemas que rodam até em smart TV. E rodam...

        Hoje existe muitos framework para javascript que torna o desenvolvimento muito mais simples e com jQuery é muito fácil de criar novos. E simples...

        A maior falta que sinto do Flex é de ferramentas para desenvolvimento. Ferramentas como as que temos no HTML5 nativo do Chrome que é um show para desenvolvimento como esta http://youtu.be/9nWk198DRm0. Algo simples que podemos testar o sistema e fazer testes diretamente na aplicação rodando no navegador.

        Agora, o sistema de arrastar e soltar perdeu atualização e não é mais suportado nas versões novas do MAC e o mesmo acontecerá no ruWindows. Então, ou fica com SO desatualizado ou atualiza o Flash Builder para uma versão sem o Drag and Drop. E drag and drop tem no DW que não uso no HTML5.

        Agora, o pior de todas as falhas não esta no Flex e sim no Flash Player que foi decretado seu fim. Não tem mais suporte em SmartPhones, e será que terá nas novas atualizações de SO? Seu alto consumo de memória, processador e com isso energia implica em que mais e mais pessoas usem plug-ins para bloquear a execução do Flash automaticamente no navegador, como o no meu caso uso o https://chrome.google.com/webstore/detail/flashcontrol/mfidmkgnfgnkihnjeklbekckimkipmoe que é ótimo e tem 452.611 pessoas usando.

        Flex morreu e descanse em paz
        Faça login para comentar
        • 09 de Dezembro de 2014

          Eduardo Kraus

          Este sistema que eu escrevo, o www.escolaemcasa.com.br desenvolvi em aproximadamente um mês e meio. São 25 tabelas, 18 módulos e mais 13 módulos de administração. Alguém consegue fazer em menos tempo?

          E, não foi só isso. Este é um dos primeiros sites brasileiros a ter 100/100 no PageSpeed conforme pode ser visto em http://goo.gl/YkKPYd e em http://goo.gl/JKR94F.
          Faça login para comentar

Logo Eduardo Kraus

Nossa missão é trazer educação de qualidade, para todas as pessoas, aonde quer que elas estejam para que elas possam alcançar seus sonhos profissionais.